Ontem (domingo, dia 10 de abril de 2016) faleceu Mobarak Motaz, 11 anos, após travar uma grande luta contra um câncer. Eu tive a honra de conhece-lo através do trabalho maravilhoso realizado por voluntários no ITACI, Instituto de tratamento do câncer infantil de São Paulo (http://www.itaci.org.br).

Entre tantos sonhos de Mobarak, um deles era se tornar escritor. O pessoal do ITACI não mediu esforços, e após encontrar um desenho em meu site, me pediram permissão para usar no livro que ele já havia escrito. Com o título “Um Menino Especial”, tema doação de medula para o combate ao câncer.

Ao ouvir a historia pelo telefone, me emocionei, e decidi montar e ilustrar o livro todo. Fizemos isso em cinco dias devido ao estado de saúde de nosso jovem autor. E após muitas intervenções médicas, graças a Deus, Mobarak sobreviveu para o lançamento de seu livro. Com noite de autógrafos, cobertura de imprensa, e a presença de sua família e de seu ilustrador, eu.

O ITACI me convidou para participar do lançamento do livro, fiquei em São Paulo por quatro dias. Visitei pacientes, fizemos oficinas de desenho juntos, conheci Mobarak e sua família, e fiz grandes amigos no grupo de voluntários, pessoas fantásticas que me ensinaram o verdadeiro valor das pequenas ações.

Após o evento, soube que Mobarak, que usava três aparelhos para respirar… Agora estava em pé, visitando outros pacientes, mostrando seu sonho realizado em formato de livro. Vivendo bem seus últimos dias como um escritor de verdade, realizado e motivando outros pacientes próximos.

Mobarak se foi, mas jamais será esquecido. Imortalizado pelos poderes do desenho. E eu, transformado por dentro, por esse menino que conheci pelos poderes do desenho. E a todos os voluntários que me acolheram e me mostraram que o verdadeiro poder não esta em traços… Mas sim em gestos feitos com amor.

Márcio J. Lima • ilustrador – jlima@afabricadedesenhos.com.br


Agradecimentos especiais a Rosangela Mateigas (que me fez chorar ao telefone), Tia Darcy Carvalho (diretora do ITACI, e mulher de muita garra), Cynthia Tamburini (ligada em 220v e muito amorosa), Nádia Schunk (pessoa de fé, oração e obras) e Marco Alexandrino (se desdobrando pelas crianças sem parar de sorrir). Parabéns pelo belo trabalho!

Galeria de Ilustrações do livro “Um Menino Especial” de Mobarak Motaz:

Ajude o ITACI, veja como: http://www.itaci.org.br

Captura de Tela 2016-04-11 às 14.29.13

5 comentários

  1. Márcio querido como já te disse vc não existe, vc é iluminado!!!
    Vem dos Céus!
    Obrigada por tudo que fez ao nosso Moby e por todos a quem pedimos e você acolhe!
    Deus te abençoará sempre!❤️
    Um beijo da acelerada
    Cynthia

  2. Que linda homenagem!! Sem palavras!! Vejo Deus agindo em cada uma das pessoas que ajudaram ao Mob a realizar o seu sonho!! Deus abençoe a cada um de vcs! 🙏🏻❤️

  3. Alegria aos corações que se unem na vontade de servir….nós carissimo Marcio é quem devemos te agradecer pelo carinho , dedicação e zelo com que cuidou do livro do nosso guerreiro MOB.Foi uma honra tê-los conosco num momento tão especial na vida de todos nós.Que o Senhor continue iluminando sua vida.Amorosamente tia Darcy

Deixe um comentário / comment

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s